Morar em Higienópolis -

Parque Buenos Aires

 

Higienópolis, um dos Bairros mais cobiçados e reconhecidos da capital paulista. Charmoso e completo é um local perfeito para se viver muito bem.

As calçadas largas, as ruas arborizadas e poucos declives, são um convite perfeito para caminhar e fazer tudo de bom que o bairro oferece a pé. Um repertório de primeira linha reúne grande variedade de lojas, serviços, padarias renomadas, restaurantes famosos ou descolados, colégios de alto padrão, hospitais, museus, shopping, teatros, academias, tudo ao seu lado. Sem contar o precioso legado arquitetônico que exibe prédios icônicos, assinado por conceituados arquitetos.

Sua localização é um dos pontos mais altos da capital paulista. Entre a Av. Paulista, Centro e Marginais, conta com elevada mobilidade urbana, com duas linhas de metrô, diversas linhas de ônibus, alem dos tradicionais pontos de táxis espalhados pelo bairro.

Não é a toa que Higienópolis tem o 8º IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal/ Zona A).

Parque Buenos Aires e a Praça Villaboim, são refúgios bem preservados. O Parque, mais conhecido como Praça Buenos Aires, pulmão verde com quase 19.000 m², tem alamedas que abrigam diversas espécies de árvores, plantas e esculturas de artistas renomados, além de um playground para as crianças e uma estação de aparelhos para se exercitar. Um local perfeito para desfrutar as caminhadas e lazer e a céu aberto.

A  Praça Villaboim, com sua Figueira Centenária, fica ao lado da Faculdade FAAP, rodeada restaurantes, cafés e bares. Além da a tradicional e deliciosa Padaria Barcelona.

 

ARQUITETURA

Higienópolis surgiu inicialmente com o nome “BOULEVARD BOUCHARD” um loteamento datado de 1893, dos empresários  alemães Martinho Bouchard e Victor Nothmann. Foi um sucesso, um dos primeiros bairros planejados e com infraestrutura na cidade.

Sua edificação começa no inicio dos anos de 1900, época aristocrática dos Barões do Café. Com a chegada dos novos moradores entre fazendeiros, industriais, empresários e muitos estrangeiros, deu-se inicio a um modelo de construção da época das  enormes mansões, que reproduziam o estilo de vida europeu.

Higienópolis é um bairro histórico, respira arquitetura e é reconhecido por abrigar edificações listadas pelo Patrimônio Histórico “Condephaat“, tendo a Vila Penteado como um dos mais antigos e  belos (R.Maranhão, 88, datado de 1902).

Arquitetos e artistas como  Vilanova Artigas, Rino Levy, Franz Heep, Jacques Pillon, Artacho Jurado, Victor Reif, Roberto Cerqueira César, Paulo Mendes da Rocha, entre outros arquitetos e artistas como Clovis Graciano, Gershon KnispelBramante BuffoniFrancisco Rebolo, constituíram  parte do grupo que criou a  identidade ao bairro.

Os Apartamentos em Higienópolis costumam ser espaçosos e confortáveis, com sua maioria já incorporados as evoluções de design interno a tecnologia de hoje.

As edificações mais modernas seguem a essência requintada da época.

 

GASTRONOMIA, COMERCIO E SERVIÇOS

Não é preciso sair de Higienópolis para provar todos os tipos de culinária, desde as tradicionais Pizzarias e Trattorias, aos restaurantes contemporâneos, Japoneses, Judaicos, entre outros. E, ainda estar próximo as melhores confeitarias, padarias, cafeteiras e mercearias. 

Nada melhor do que ter um shopping ao seu lado. O SHOPPING HIGIENOPOLIS, com sua fachada que imita os casarões do século XIX, oferece comércio de qualidade e ótimas opções de lazer e cultura.

Pelas ruas, as chamadas lojas de bairro mostram um comércio impar, único e diversificado.

Em Higienópolis existem modernas academias e está ao lado do estádio do Pacaembu.

No ensino, escolas e Universidades tradicionais tais como: FAAPMackenzie, Sion, Rio brancoOfélia FonsecaCarlitos e o Colégio Equipe.

E como referência na saúde os Hospitais: SamaritanoHospital Santa IsabelHospital infantil Sabará e Perdizes Albert Einstein.