Publicado em

Edifício Louveira e a paisagem campestre de Rebolo

O prédio, em Higienópolis, conta com um mural feito pelo artista

O bairro de Higienópolis tem uma função histórica interessante na cidade de São Paulo, já que foi um dos primeiros a passar pela mudança visual e arquitetônica nos anos de 1930 e de 1940.

Por isso, encontramos pelas ruas locais diversos elementos, prédios, construções, obras pioneiras e marcantes para o movimento modernista da capital. Nesse cenário, se encaixa o Edifício Louveira, projetado em 1946, que tem um grande mural feito pelo artista Francisco Rebolo.

No artigo de hoje, vamos te contar mais sobre o prédio, sobre suas instalações e, claro, sobre essa obra de arte e seu criador. Acompanhe!

O Edifício Louveira

O conhecido Edifício Louveira foi finalizado em 1950 e está localizado em uma parte muito valorizada do bairro, ao lado da Praça Villaboim. Projetada pelos arquitetos João Batista Vilanova Artigas e Carlos Calcaldi, o prédio possui características marcantes do estilo moderno.

São duas torres conectadas por um jardim interno arborizado e  muito bem conservado, que além de causar uma impressão visual agradável, integra visualmente com a Prtaça Villaboim, pois não existe muros que impedem o visual, integrando todo o entorno o que ajuda no  resfriamento da temperatura nos dias de calor intenso.

Edifício Louveira
Edifício Louveira

Suas rampas e curvas foram pensadas para serem esteticamente diferentes dos prédios da época e também acabou se tornando uma saída para os problemas de acessibilidade que as cidades, de forma geral, enfrentam.

O estilo moderno é evidente quando analisamos a sua fachada, com janelas em forma de caixilhos das cores amarelas e vermelhos, que chamam a atenção de longe. Além disso, cada torre possui um grande paredão sem janelas, denominadas empenas cegas.

Devido a sua importância histórica e cultural para a cidade de São Paulo, o Edifício Louveira foi tombado em 1992 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Turístico (Condephaat) da capital.

Apartamentos amplos

Os apartamentos são divididos em duas unidades por andar, cada uma com 136,00 m², três quartos, dois banheiros sociais, sala de estar e jantar e um ambiente que chamamos aqui de escritorio que faz parte integrante da sala, separado por caixilhos e vidro, o projeto tem uma excelente ventilação cruzada.

A beleza dessas moradias está também na vista que elas proporcionam, afinal, o jardim interno é bem preservado e garante um contato próximo com a natureza, mesmo morando em uma cidade cosmopolita, igual São Paulo.

Francisco Rebolo

Natural da capital paulista, Rebolo teve seu primeiro contato com um pincel ainda quando era garoto ao fazer um bico de pintor em uma obra perto de sua casa para ajudar nas despesas da família.

Aos 15 anos trabalhou em uma oficina de decoração, trabalho esse que ajudou a desenvolver ainda mais seu lado artístico. Dividia seu tempo entre o trabalho e a carreira de jogador de futebol, atuando em times da cidade, como o Ypiranga e o Corinthians, mas o esporte foi deixado de lado, já que à época, ainda não rendia altos salários.

Seu gosto pela decoração foi lhe dando bons frutos e o fez ficar conhecido no meio. Aventurou-se novamente no universo das pinturas, onde encontrou seu estilo e ajudou a fundar o Grupo Santa Helena, um importante grupo de artistas que se reuniam no Palacete Santa Helena para pintarem juntos e trocar experiências.

Deste movimento, saíram nomes como o de Alfredo Volpi, Clóvis Galeano, Cândido Portinari, Fúlvio Penacchi, Aldo Bonadei, Mário Zanini, entre outros artistas nacionalmente conhecidos.

A paisagem campestre

No Edifício Louveira, Rebolo deixou uma de suas obras. A paisagem campestre na parede do hall do prédio foi uma homenagem às terras cafeeiras que a família Mesquita, dona de uma fazenda eque tinha na cidade de mesmo nome localizada no interior de São Paulo.

Edifício Louveira
Edifício Louveira

A representação rural causa até hoje uma sensação de paz e calmaria nos moradores e visitantes que chegam ao Edifício Louveira.

O bairro de Higienópolis

Contar com uma construção dessa é um privilégio para o bairro de Higienópolis e seus moradores não tem do que se queixar. Afinal, a região é ótima para se viver.

Os parques e praças são convidativos para manter uma rotina saudável e perto da natureza. Os diversos comércios, estabelecimentos, escolas, shoppings, entre outros, também garantem a facilidade de morar perto daquilo que mais se precisa.

E para finalizar, a infraestrutura do bairro faz Higienópolis ser realmente uma localidade extremamente agradável para quem deseja morar em apartamentos de alto padrão.

Conclusão

Francisco Rebolo conseguiu fazer uma construção que já era muito relevante para a cidade de São Paulo e, principalmente, para o bairro de Higienópolis, ser ainda mais importante.

Os moradores do Edifício Louveira mantém a obra em conservação, para que a história nunca se perca.

Ficou interessado em morar em uma unidade do Edifício Louveira? Então entre em contato com os corretores da Mello Imóveis, acesse https://melloimoveis.com.br.

Nossos colaboradores são extremamente capacitados e estão prontos para encontrar a residência ideal para você morar. Estamos localizados na Praça Vilaboim, 150, em Higienópolis.

Gostou do artigo?


Podem ser do seu interesse