Victor Reif: da Bauhaus a Higienópolis
O arquiteto polonês é uma forte influência na arquitetura da cidade de São Paulo
Dono de uma técnica impecável e com um currículo riquíssimo, o arquiteto polonês Victor Reif deixou suas marcas em um dos bairros mais nobres da capital paulista.
Higienópolis possui edifícios assinados e projetados pelo profissional que deixou um legado importante no visual da cidade e na formação de uma série de estudantes da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
No artigo de hoje vamos te contar um pouco mais sobre a vida e as obras de Victor Reif! Fique conosco e confira.
A vida na Polônia
A vida de Victor Reif foi marcada por passagens históricas. Nascido em 24 de outubro de 1909, na pequena cidade de Przemysl, quase na fronteira com a Ucrânia. Sua trajetória profissional começou na Faculdade de Direito de Lwow, mas após dois anos de curso, Reif reconheceu que sua aptidão com arte poderia ser melhor aproveitada em outra carreira.
Em uma viagem à Alemanha, matriculou-se na Faculdade de Arquitetura de Technische Hochschule Berlin Charlotemburg, onde desenvolveu seu talento e fez importantes amizades, a mais importante à época, com seu professor e mestre Hans Poelzig.
Experiência na Bauhaus
Em 1931, Reif teve sua primeira experiência na Bauhaus, uma importante escola de artes localizada na Alemanha, que reunia uma série de arquitetos, pintores e escultores, que disseminavam estilos vanguardistas e modernos em suas obras. Ela é até hoje uma grande referência quando se fala em artes em todo o mundo.
Trabalhando como assistente de Bruno Taut, Victor contribuiu com a construção de moradias pequenas e populares para a população menos favorecida. Depois de 2 anos, o então arquiteto e engenheiro voltou para seu país natal e trabalhou em algumas cidades, em departamentos de desenvolvimento urbano.
Os tempos de guerra
Enquanto tudo parecia caminhar para o sucesso profissional de Reif, a 2ª Guerra Mundial destruiu seus sonhos e a cidade em que vivia, a capital Varsóvia. Sua vida mudou por completo e de volta a cidade em que nasceu passou a comandar o departamento de defesa civil do bairro que vivia.
Em uma escapada pela vida, foi obrigado a se mudar novamente para Lwow, onde atuou como fábrica de madeira, supervisionando o transporte de toras, que eram usadas em estratégias de guerra.
Em 1941, no entanto, Victor foi capturado pelo exército alemão e foi obrigado a trabalhar projetando hospitais civis e militares para o governo nazista, até ser mandado para um campo de concentração, onde ficou até o término dos conflitos.
Um novo começo
Em 1950, Victor, sua esposa e sua filha cruzaram o mundo para se estabelecer definitivamente em solo brasileiro. Após o primeiro ano morando no Rio de Janeiro, a família chega a São Paulo e a carreira do arquiteto é retomada de maneira muito positiva.
Quando já estava estabilizado no mercado da arquitetura brasileira, Reif foi convidado pelo amigo Franz Heep para ser professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde trabalhou até 1998.
Reif e Higienópolis
Nesse cenário de verticalização da capital paulista e com o movimento modernista a todo vapor, Reif assinou importantes obras na cidade, em especial no bairro de Higienópolis. É dele, por exemplo, o projeto do Edifício Michel, do Edifício Itacolomy e do Edifício Diana, que trataremos a seguir.
Em 1954, Reif projetou o Edifício Michel, que ficou pronto dois anos depois. A construção, localizada na Rua Veiga Filho, possui oito pavimentos e à época se destacava pela fachada composta de retângulos e quadrados, estilo pouco comum para uma cidade que estava se acostumando com a presença de prédios altos em seus bairros.
Aproveite e conheça imóveis em higienópolis comercializados pela Mello Imóveis
- Coberturas a Venda em Higienópolis Região Nobre de São Paulo
- Apartamento à venda em Higienópolis, bairro nobre em São Paulo
- Imóvel à venda em Higienópolis, bairro nobre na região de SP
- Apartamento de 3 dormitórios à venda em Higienópolis
- Apartamento de 4 dormitórios à venda em Higienópolis
Os apartamentos são amplos e possuem três quartos, sala de estar, cozinha, copa, suíte e banheiros, distribuídos em 130m².
Edifício Itacolomi
Uma década antes da construção do Inajá, Reif assinou o projeto do Edifício Itacolomi, localizado na rua de mesmo nome.
A obra chamou atenção devido a fachada usar formas geométricas nas janelas dos apartamentos. As unidades possuem três quartos, banheiro, sala de estar ampla com janela em vidro do chão ao teto.
Edifício Diana
Uma de suas obras mais conhecidas é o Edifício Diana, localizado na Rua Maranhão e erguida em 1956. O seu estilo modernista é notado de longe e o grande bloco de concreto chama a atenção ainda nos dias de hoje. Os apartamentos possuem três dormitórios, sala de estar e cozinha integradas e cada unidade pode ser mudada de acordo com o gosto do proprietário, já que no projeto original há indicações de alterações de paredes e espaços.
Outras obras
Além desses prédios que citamos, Victor Reif foi responsável por outras construções importantes, como o Edifício Manon, igualmente localizado no bairro de Higienópolis.
O bairro é muito valorizado por ser o local escolhido por diversos arquitetos renomados dos anos 40, 50 e 60 para abrigar grandes projetos. Esse é um dos motivos pelos quais o bairro se desenvolveu de forma incrível e hoje é um dos mais procurados por novos moradores na cidade de São Paulo.
Mello Imóveis
Se o seu desejo é morar em Higienópolis, procure a imobiliária Mello Imóveis. Nosso time de profissionais é altamente treinado para encontrar o local ideal para você e sua família morarem. Temos mais de 50 anos trabalhando no bairro e realizando o sonho de diversas pessoas.