Tradição e beleza: a história do Colégio Rio Branco
Conheça mais sobre um dos pontos mais tradicionais de Higienópolis
Quem transita pela avenida Higienópolis em São Paulo certamente repara em um grande prédio histórico e tradicional do bairro de Higienópolis. O Colégio Rio Branco entrou no cenário paulistano na segunda década dos anos de 1900 e entre muitas mudanças de nomes e na administração, construiu seu nome como um das mais aclamadas instituições de ensino do estado.
No texto a seguir vamos passear pela história do colégio, destacando sua importância para o bairro e o valor estético que o prédio onde está localizado leva para a paisagem de Higienópolis. Acompanhe!
A ideia de Savério Cristófaro
No início dos anos de 1900 um professor se destacou e ficou amplamente conhecido na cidade de São Paulo. Savério Cristófaro ganhou fama por dar aulas particulares a alunos que o procuravam para passar em exames de diferentes tipos no estado. O alto índice de aprovados fez com que seu nome ficasse conhecido e cada vez mais estudantes o procurassem para que ele fosse o tutor.
Foi então que ele decidiu criar uma escola, ensinando assim, mais e mais alunos de uma vez só. Em 1925 ele criou o Instituto Rio Branco, que no ano seguinte passou a se chamar Liceu Nacional Rio Branco.
1945 e um novo comprador
Após a morte de seu idealizador, o Instituto Rio Branco foi comprado por Antônio Sampaio Dória, e pouco tempo depois fechou as portas do colégio em decorrência de problemas administrativos e financeiros.
A administração dos rotarianos
A notícia chocante sobre o fechamento do Instituto Rio Branco mobilizou a sociedade da época, por sorte a decisão de reabrir veio pouco tempo depois do anúncio do encerramento das atividades.
Foi então que entrou em cena a Fundação dos Rotarianos de São Paulo. Ainda em 1945 José Ermínio de Moraes adquire o colégio e no ano seguinte doa para a Fundação, que desde então administra o rebatizado Colégio Rio Branco.
Os Rotarianos é uma organização criada na época da compra do colégio, que reuniu grandes nomes da época em torno de uma causa única: construir uma sociedade baseada na educação. Sob os cuidados deles, o Rio Branco, tornou-se uma referência de ensino no estado de São Paulo.
O prédio da Rotary e a Granja Vianna
O sucesso sempre acompanhou a caminhada do Colégio Rio Branco e com isso precisou mudar de sede algumas vezes desde a sua fundação. Quando passou a ter a Fundação
dos Rotarianos de São Paulo como mantenedora, a instituição está localizada no Edifício Rotary, na avenida Higienópolis, uma das principais vias do bairro que leva o mesmo nome.
O prédio foi inaugurado em 1960 e na época foi tratado como uma grande inovação no que se refere a arquitetura, funcionalidade e localidade.
Anos mais tarde, já na década de 80 a Fundação dos Rotarianos decide abrir mais uma unidade do Colégio Rio Branco, desta vez em Cotia, na Região Metropolitana de São Paulo, no bairro Granja Vianna.
Colégio Rio Branco e a UNESCO
O Colégio Rio Branco se destaca ainda por sua parceria com a UNESCO, isso porque a instituição faz parte do Programa de Escolas Associadas da UNESCO, que visa trabalhar na divulgação de projetos sobre um tema específico, que é definido pela ONU todos os anos.
Em 2022, por exemplo, é o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável. Com isso, o Rio Branco se coloca como um protagonista no incentivo à educação e no pensamento coletivo, visando fazer com que seus alunos se comprometam a pensar também em como melhorar a vida da sociedade que estão inseridos.
Relevância para Higienópolis
É notório que o Colégio Rio Branco foi muito importante para a construção da educação em São Paulo num período de desenvolvimento das grandes instituições de ensino. Mais que isso, hoje a escola demonstra ter uma visão para o futuro na fomentação de pesquisas e projetos envolvendo os alunos e os problemas da sociedade.
Por essas razões, a relevância de ter o Rio Branco no bairro de Higienópolis é clara. Além disso, muitos moradores da região foram alunos do colégio em suas infâncias e adolescências e essa conexão ajuda a alimentar tanto a escola, quanto o bairro, mantendo viva as lembranças daqueles períodos.
Praticidade para os pais
De forma prática, no dia a dia corrido que a maioria das pessoas têm, ainda mais vivendo numa cidade como São Paulo, ter a opção de matricular os filhos em um colégio de qualidade é muito bom. Morar perto de onde os pequenos estudam economiza tempo e melhora a qualidade de vida tanto deles quanto dos pais, por isso, Higienópolis é um bairro completo, em todos os quesitos.
Mello Imóveis
Com mais de 60 anos de história no mercado imobiliário de Higienópolis, a Mello Imóveis conta com profissionais altamente qualificados para encontrar o apartamento de luxo ideal para você e sua família viverem bem, em um bairro de qualidade e que te entrega tudo aquilo que você precisa. Entre em contato conosco e venha conhecer nosso catálogo.