Publicado em

Lucjan Korngold: A classe polonesa

Lucjan Korngold um Imigrante do leste europeu, um engenheiro-arquiteto que fez história no Brasil!

Lucjan Korngold é mais uma daquelas personalidades que marcaram a história da arquitetura brasileira. Com um estilo inconfundível e uma vida marcada pela Segunda Guerra Mundial, ele está na galeria de profissionais que ajudaram a construir e modernizar um dos bairros mais tradicionais da cidade de São Paulo, o Bairro Higienópolis.

No artigo de hoje vamos te contar episódios emocionantes da vida de Korngold, como ele se tornou um dos destaques da arquitetura paulistana e, claro, sobre suas obras residenciais em Higienópolis. Confira!

A vida na Polônia

Nascido em 1897, em Varsóvia, na Polônia, Lucjan Korngold se tornou engenheiro-arquiteto ao se formar pela Escola Politécnica de Varsóvia, em 1922.

No país do leste europeu, deu seus primeiros passos na carreira até alcançar relativo sucesso com suas obras, que misturavam os estilos modernista e clássico. Em um de seus projetos mais conhecidos naquele país, o prédio da Companhia Seguradora Polônia, em sua cidade natal, Korngold elaborou estruturas do classicismo que remetesse à
segurança, a fim de criar uma sensação de conforto aos clientes.

Fuga de seu país

Lucjan viveu na pele as consequências da dominação do regime fascista na Europa. Enquanto a Alemanha e seu exército perseguiam povos e invadiam países, o engenheiro-arquiteto se viu obrigado a fugir da Polônia, por ser judeu.

Em 1939, após uma parada breve na Itália, ele chega ao Brasil, ao lado da esposa e do filho, para enfim começarem uma nova vida longe das barbáries da guerra.

Carreira de Lucjan Korngold no Brasil

Por não ter um registro oficial da classe dos engenheiros-arquitetos formados no Brasil, Lucjan Korngold passou a trabalhar em escritórios conhecidos da cidade de São Paulo e realizou parcerias importantes que alavancaram sua carreira aqui no Brasil. Além da capital paulista, ele também projetou imóveis no Rio de Janeiro, por onde também deixou seu legado.

Em pouco tempo, percebeu que o estilo modernista era uma tendência não apenas no continente europeu, mas também no Brasil. Isso, portanto, ajudou-o na adaptação de mercado, uma vez que poderia seguir seu modo de trabalho.

Nova pátria

No final da década de 1940, Lucjan conseguiu junto ao governo brasileiro o documento que mudaria a sua carreira, sua confirmação no processo de nacionalização. Com isso, passou a ser aceito no conselho da profissão e pôde, enfim, exercer a arquitetura e assinar seus projetos livremente.

Foi nessa época que o Brasil passava por um momento econômico favorável à construção civil, o que possibilitou que ele estivesse à frente de uma série de obras residenciais e comerciais.

edificio-santa-amalia-imagem-1-mello-imoveis

Estilo das obras de Lucjan Korngold

Além de ser um engenheiro-arquiteto que projetava suas obras nos estilos classicista e modernista, como algum de seus contemporâneos, Lucjan se destacava ainda pelo minimalismo em algumas de suas obras e do uso frequente de formas geométricas.

A visão de futuro também era uma de suas marcas registradas. Em uma época em que a sociedade paulistana se acostumava com a verticalização da cidade, Lucjan projetou o prédio do CBI Esplanada, no Vale do Anhangabaú. O prédio tem 31 andares e causou repercussão quando foi construído.

edificio-sao-vicente-de-paula-mello-imoveis

Projetos históricos de Lucjan Korngold

A variação de estilos e sua vivência europeia, fizeram Korngold conquistar um espaço de destaque na história da arquitetura.

Seu nome está atrelado a uma série de projetos, dentre os quais destacamos: CBI Esplanada (São Paulo), Palácio do Comércio (São Paulo), Edifício Avenida Paulista (São Paulo), Edifício Banco Continental (São Paulo), Edifício Santa Amália (São Paulo) e Edifício São VIcente de Paula (São Paulo).

Projetos Em Higienópolis

Em um dos bairros mais tradicionais da capital paulista, Lucjan também deixou seu legado e
nós separamos dois edifícios para você conhecer, veja só:

  • Edifício Santa Amália:Localizado na rua Piauí, o Edifício Santa Amália foi construído em 1940 e dispõe de 10 andares, sendo os dois últimos com apartamentos de 250m² e os demais de 150 a 180m².Sua fachada é inconfundível devido às janelas em forma retangular, os detalhes em linha reta separando os pavimentos e pela varanda espaçosa.
  • Edifício São Vicente de Paula:Localizada no limite entre os bairros de Santa Cecília e Higienópolis, o edifício fica na rua de mesmo nome.Os apartamentos são amplos e com uma sala de estar de 35m², além de quarto com suíte, cozinha espaçosa, quarto e banheiro auxiliares, área de serviço e vaga de garagem.

Conclusão

Lucjan Korngold faleceu em 1963, em São Paulo, terra que o acolheu em um momento delicado de sua vida.

O engenheiro-arquiteto retribuiu com a classe e elegância de seus projetos ao país que o recebeu anos antes.

Ficou curioso para conhecer os imóveis projetados pelo polonês no bairro de Higienópolis? Então entre em contato com a Mello Imóveis.

Somos a imobiliária que mais entende de imóveis na região nobre da capital paulista e trabalhamos com um time extremamente capacitado que vai encontrar a residência ideal para você e sua família!

Veja também nossos apartamentos de Alto padrão em Higienópolis.

Gostou do artigo?


Podem ser do seu interesse