Publicado em

Hospital Samaritano: referência médica em Higienópolis

O tradicional bairro paulista conta com um hospital de ponta há mais de cem anos

Um dos hospitais mais conceituados da cidade de São Paulo está localizado no bairro de Higienópolis e foi construído há anos. A história que envolve a construção do prédio e da criação do Hospital Samaritano de São Paulo é marcada pela vontade de se montar um local que atendesse aqueles que precisassem de auxílio médico independente de sua cor, religião ou classe social.

Essa rica passagem faz parte do desenvolvimento de Higienópolis, que se consolidou já nessa época como referência na cidade.

E aqui no blog da Mello Imóveis vamos te contar mais sobre esse marco histórico que engrandece o bairro. Acompanhe!

A doação de Achao

A história do Hospital Samaritano começou a ser escrita bem antes de alguém pensar em construir um centro de atendimento à saúde na região de Higienópolis.

Ela inicia-se com a vinda de José Pereira Achao, um chinês que saiu de seu país para viver no Brasil. Protestante fiel à religião, Achao foi obrigado a mudar suas convicções religiosas quando foi acometido pela febre tifóide, doença causada por uma bactéria que gera, além da febre, erupções cutâneas e dores musculares.

Ao procurar por ajuda médica na Santa Casa de Misericórdia da capital paulista, o chinês teve seu atendimento negado, por não ser católico. A única condição para que fosse tratado pela equipe do hospital seria se ele abandonasse o protestantismo e se convertesse ao catolicismo.

Dito e feito, mas isso nunca foi um desejo genuíno de José, por isso, antes de falecer ele deixou em seu testamento que parte de seus bens fossem doados para a Igreja Protestante de São Paulo, para que eles construíssem um hospital que não fizesse a diferenciação de religião, cor e classe social e que atendesse a todos de forma igualitária e humana.

O desejo de Achao foi atendido quando grupos de imigrantes de diversos países, como Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha, juntamente com a Igreja Protestante deram sequência ao plano e assim construíram e fundaram o Hospital Samaritano de São Paulo.

Consolidação do serviço de saúde

O Hospital foi oficialmente inaugurado em 25 de janeiro de 1894 e desde o início de suas atividades se tornou uma referência para os pacientes que procuravam o centro de saúde, uma vez que a equipe médica era formada por profissionais qualificados, que atendiam áreas diferentes da medicina.

Com o tempo e a modernização, foi investido pesado em equipamentos e qualificação de médicos, enfermeiros e equipe técnica, para que nunca faltasse o cuidado e a dedicação ao paciente, lema até hoje difundido pelos corredores do hospital.

Além da unidade localizada em Higienópolis, o Samaritano tem também uma unidade no bairro Bela Vista, próximo à Avenida Paulista.

Estrutura do hospital

A Rua Conselheiro Brotero foi a escolhida para abrigar o Hospital, que foi construído ainda num estilo colonial, seguindo o padrão de casarão da época.

Nos dias de hoje, seu interior é totalmente modernizado e constantemente passa por adaptações das regras sanitárias e médicas.

Os 60 mil metros quadrados de construção são divididos em diversas alas de atendimento ao público e restritas. São 319 leitos de Unidade de Terapia Intensiva, salas de cirurgia robotizadas, 14 salas no Centro Cirúrgico, além do atendimento em áreas como: neurologia, ortopedia, traumas, oncologia, ginecologia, urologia, transplantes, cardiologia, entre outros.

Há ainda um auditório para até 200 pessoas, onde constantemente acontecem encontros, seminários e cursos relacionados à assuntos da medicina.

Atendimentos hoje em dia

Hoje em dia, o Samaritano oferece serviço 24 horas para atendimento de emergência especializada em cardiologia, neurologia, traumas e ortopedia.

Como citamos no item anterior, as salas do Centro Cirúrgico são equipadas com o que há de mais moderno no mercado em termos de automação e auxílio à equipe médica e ao corpo de enfermagem.

Além disso, há no site do hospital um atendimento virtual interessante. Lá é possível acompanhar o tempo médio de espera do Pronto Socorro para três áreas: Clínica médica, Ginecologia e obstetrícia e Ortopedia e trauma. A contagem de tempo ajuda a evitar grandes filas. É possível também marcar consultas e agendar exames de forma online, sem a necessidade de ir até lá para realizar o agendamento.

Importância para Higienópolis

A região de Higienópolis ganha ainda mais valor quando se tem um serviço de saúde como o que é oferecido pelo Hospital Samaritano, uma vez que os moradores do bairro sabem para onde ir quando tiverem alguma emergência.

Dessa forma, considera-se um ponto positivo ter na vizinhança um hospital como esse, ainda mais em um bairro que já oferece uma série de outros serviços que facilitam o dia a dia dos moradores.

Para viver em Higienópolis conte com a Mello Imóveis para encontrar o local ideal para você e sua família morarem. Nossa equipe de profissionais está aguardando o seu contato!

Gostou do artigo?


Podem ser do seu interesse