Publicado em

Franz Heep: Ícone da arquitetura paulistana

O alemão Franz Heep foi figura importante no desenvolvimento da arquitetura em São Paulo.

O período entre os anos 40 e 60 foram férteis para o crescimento vertical das cidades e em São Paulo não foi diferente.

Neste período inúmeros arquitetos e artistas ajudaram aconstruir a cidade que existe hoje, com prédios comerciais e residenciais, que não eram tão comuns nos anos anteriores.

Franz Heep é uma referência da arquitetura nacional, mas principalmente na maior cidade do país. O bairro de Higienópolis, assim como a vizinha Perdizes foram escolhidas para abrigar inúmeras de suas obras. No texto de hoje vamos conhecer mais sobre a vida e as obras deste grande profissional. Confira!

A vida na Europa

Adolf Franz Heep nasceu na cidade de Fachbach, na Alemanha, em 1902. Sua vida profissional começou a ser trilhada quando estudou na Escola de Artes e Ofício de Frankfurt, onde desenvolveu suas técnicas de desenho e aprimorou seu conhecimento em arquitetura e artes.

Depois de se formar e trabalhar alguns anos na prefeitura da cidade em que se formou, Franz Heep mudou-se para Paris, onde atuou Le Corbusier, um dos arquitetos mais famosos da história. Essa experiência alavancou a sua carreira e logo ele decidiu alçar novos voos.

A vinda ao Brasil

Ao final da Segunda Guerra Mundial, o alemão chega ao Brasil com a missão de popularizar o conceito de moradias em construções verticais. Com isso, passa a desenvolver uma série de projetos em diversos bairros da capital paulista, entre eles, Higienópolis.

Importância na educação

Além da contribuição para o desenvolvimento urbano de São Paulo, Franz Heep tem um papel fundamental na formação universitária de uma série de profissionais. Foi ele quem idealizou a criação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

É até hoje o patrono do curso e sempre lembrado pelos estudantes, como um dos maiores arquitetos que já atuaram no país.

O estilo de trabalho de Franz Heep

Franz Heep é mais um dos profissionais que eram adeptos ao estilo modernista. Em seus projetos, valorizava as formas bem definidas e gostava de criar ambientes funcionais, principalmente nos imóveis residenciais. A influência de sua experiência em Paris, somado com a sua visão artística proporcionaram, porém, algumas obras bastante marcantes, devido a ousadia do estilo das fachadas e formatos dos prédios.

É o caso do Edifício Itália, localizado na Avenida Ipiranga, em São Paulo. O prédio tem formato arredondado em sua fachada, possui 46 pavimentos e 19 elevadores, que servem a uma série de salas comerciais, bares e restaurantes.

Obras históricas de Franz Heep:

Com uma carreira de sucesso no Brasil, Franz Heep foi o responsável por inúmeras obras ao longo de tantos anos. Abaixo você pode conferir um pouco mais sobre algumas delas, veja só:

  • Paróquia São Domingos:
    Para demonstrar a capacidade de criar diferentes tipos de imóveis, Franz Heep assinou o projeto da Paróquia São Domingos, no bairro de Perdizes, ao lado de Higienópolis, em São Paulo.A idealização do projeto partiu do frei Domingos Leite Maia, que conheceu o projeto do alemão por meio de um outro frei dominicano que era amigo do arquiteto.

    O local é até hoje motivo de surpresa, pois sua construção foi considerada ousada para a época. Os diversos pilares e a amplitude da paróquia criam um clima de imponência e pertencimento aos fiéis.

  •  Edifício Ouro Verde:
    Construído em 1952 na rua Piauí, em Higienópolis, o Edifício Ouro Verde possui unidades com metragem ampla de 151 a 319m².O espaço de sala de estar e de jantar foram um grande ambiente que pode ser dividido= com móveis. Além disso, destaca-se no imóvel as janelas em vidro do chão ao teto, que dão ainda mais profundidade.
  •  Edifício Lugano e Locarno:
    O condomínio é constituído por dois blocos espelhados, causando uma sensação de continuidade em quem visita o local.A simetria dos dois conjuntos é impressionante e seus apartamentos são ainda mais surpreendentes, são unidades que variam de 141 a 188m² bem distribuídos. Visualmente, o Edifício Lugano e Locarno contém pilotis e fachada marcada pelas linhas retas que separam os andares.
  • Edifício Lausanne:
    Um dos trabalhos mais conhecidos de Franz Heep, o Edifício Lausanne foi construído em 1958, em Higienópolis. O arquiteto ousou e destacou a fachada principal dos blocos com cores diferentes nas janelas.À época, poucos profissionais tinham essa liberdade e coragem, por isso, logo o Lausanne se tornou conhecido.
    Os apartamentos têm 180m² e três dormitórios, além de sala de jantar, de estar, cozinha espaçosa e área de serviço. Na área comum do condomínio, há ainda um jardim que une os dois blocos de prédios que compõem o Edifício Lausanne.

Conclusão

Franz Heep faleceu aos 76 anos em Paris e deixou um grande legado por onde passou, seja na Alemanha, construindo bairros em Frankfurt, seja em Paris, atuando ao lado dos maiores nomes da arquitetura mundial ou aqui no Brasil, contribuindo para o avanço da educação e da urbanização vertical das cidades, em especial a de São Paulo.

Higienópolis é o local onde estão algumas de suas obras mais icônicas, inclusive a primeira residencial aqui no Brasil, o Edifício Lausanne. Para saber mais sobre os imóveis projetados pelo alemão, entre em contato com o time de corretores da Mello Imóveis. Estamos te esperando!

Veja também nossos apartamentos de Alto padrão em Higienópolis.

Gostou do artigo?


Podem ser do seu interesse