Publicado em

Edifício Lausanne: Arte fora do Museu na Avenida Higienópolis

Você sabia que o famoso Edifício Lausanne possui um Mural do artista Clóvis Graciano?

Quem passa pela Avenida Higienópolis, pelo Edifício Lausanne não sabe que  naquele prédio há uma obra de arte importantíssima para a história do bairro de Higienópolis e para a cidade de São Paulo.

É lá que se encontra um mural do artista Clóvis Graciano, nome muito importante da cena artística do Pais nos anos 40 e 50.

Vamos contar um pouco mais sobre a vida de Clóvis Graciano, sua obra no Edifício Lausanne que embeleza  esta bela construção.

Histórico da construção do Edifício Lausanne

Por seu visual, o Lausanne já se destaca em meio a onda de prédios, isso porque em seu projeto, o arquiteto alemão Franz Heep decidiu modernizar e criar uma fachada com janelas coloridas, o que à época era visto como uma ideia ousada e pouco comum.

Além disso, a fachada do prédio possui vãos estruturais fechados por venezianas, que podem ser deslizadas de um lado para o outro, causando a sensação de movimento e harmonia para a construção.

Construído em 1958 e tombado pelo patrimônio municipal em 1991, o Lausanne foi pensado para atender à necessidade de moradia da classe média da época, tornando-se um dos queridinhos de quem procura um apartamento à venda no bairro de Higienópolis.

Para completar o projeto, Franz Heep convidou o amigo e artista Clóvis Graciano a criar um mural no hall social do prédio. Por sua importância histórica para o desenvolvimento da arte em São Paulo, essa obra assinada por Graciano, torna o Lausanne ainda mais especial.

Quem foi Clóvis Graciano?

Descendente de imigrantes Italianos, natural de Araras, no interior paulista, órfão aos 12 anos, Clóvis Graciano deu seus primeiros passos na vida artística de forma inusitada. Aos 20 anos começou a trabalhar na Estrada de Ferro Sorocabana e atuava como pintor de postes, tabuletas, avisos e letreiros e foi aí que sua história com os pincéis deu início.

Em meados dos anos 30, já morando em São Paulo, Graciano passou a dividir seu tempo entre o trabalho e a vida artística, demitido por abandono de emprego, foi dedicar-se apenas a artes. Seu contato com as obras de Candido Portinari que um colega de pensão lhe enviou desperta o seu dom artístico, frequentava o ateliê de Waldemar Costa, onde absorveu muitos ensinamentos. Do desenho passa a aquarela e dai ao óleo. Seguiu como aluno no curso livre da escola Paulista de Belas Artes, até conhecer o pintor Alfredo Volpi. A amizade entre eles fez  Graciano tornar-se membro do Grupo Santa Helena, de pintores artesãos  que procuravam revolucionar a arte acadêmica contava com nomes de peso, como Volpi,  Francisco Rebolo, Manuel Martins, Bonadei, Pennacchi, Thomas Santa Rosa entre outros.

Sua influência e estilo inconfundível o levaram a realizar grandes murais e pinturas pela cidade, tendo até hoje uma de suas obras exposta no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado de São Paulo.

O mural de Graciano no Edifício Lausanne

O artista ficou conhecido por criar murais que retratam o cotidiano, de trabalhadores,  operários,  lavadeiras, músicos, etc.

No Edifício Lausanne, o belíssimo mural que dá as boas-vindas aos moradores e visitantes representa justamente as lavadeiras, portanto o esforço do trabalho, junto com a alegria dos dançarinos e dos músicos.

O Edifício Lausanne

Como já citamos, o Lausanne é um ícone no bairro, mas ele não chama a atenção apenas pela fachada com suas brises e pelo seu belo mural. Os apartamentos são um charme e misturam características comuns do período em que foram construídos e a modernidade que a vida contemporânea proporciona.

São unidades de 180 m², divididos em 4 por andar, e cada um com 3 dormitórios, sendo uma suíte, sala de estar, sala de jantar, cozinha ampla e Área de Serviço.

More em Higienópolis

Higienópolis é um bairro completo, com tudo o que você precisa. Além de estar bem localizado dentro da cidade e com saídas estratégicas para as principais avenidas e marginais de São Paulo, os moradores contam com comércios e Restaurantes, Escolas, Academias, Hospitais, Praças, o charmoso Shopping Pateo Higienopolis inscrustado no coração do Bairro e excelentes coberturas à venda na região.

E não é apenas pela infraestrutura, que Higienópolis é um ótimo lugar para se morar. O bairro é considerado um dos mais seguros da capital paulista e possui áreas de lazer, como  parque Buenos Ayres, e a famosa Praça Villaboim com seus inúmeros restaurantes de charme.

Conclusão

Clóvis Graciano foi eternizado através de sua obra em um prédio muito relevante para a história de São Paulo, afinal, quando foi construído, o Lausanne se tornou um símbolo do modernismo e do período da verticalização das moradias na cidade.

Entre em contato com A Mello Imóveis  com tradição com mais de  60 anos de experiência em imóveis em Higienópolis, e uma equipe altamente qualificada para atender você.

Gostou do artigo?


Podem ser do seu interesse