Publicado em

Como morar e trabalhar no mesmo imóvel?

Saiba como e por que adaptar seu apartamento para esta situação

Em 2020 o mundo foi surpreendido com uma pandemia que obrigou as pessoas a se trancarem em casa para não serem contaminadas e transmitir o vírus da Covid-19 para mais e mais indivíduos.

Essa necessidade de última hora fez com que a maioria das pessoas adaptassem suas casas para conseguirem trabalhar à distância. Embora essa situação de trabalhar em casa não tenha surgido por conta da pandemia, ela foi potencializada em grande escala, o que fez com que ainda mais pessoas buscassem soluções para usar os cômodos da casa de forma prática, unindo lazer e trabalho.

Mesmo com o relaxamento das políticas de restrição e isolamento social, diversas empresas adaptaram seus regimes de trabalho e atuam hoje em dia com o trabalho à distância ou híbrido, método em que os colaboradores vão alguns dias à sede e em outros exercem suas funções de casa.

Pensando nisso, separamos algumas maneiras de adaptar espaços e alguns cuidados que você deve ter em seu apartamento para resolver de vez os problemas do home office.

Escolha um espaço adequado

Antes de fazer as adaptações, comprar móveis e começar a trabalhar, é preciso escolher o local ideal dentro da sua casa para que você consiga fixar os seus materiais de trabalho.

Escolher um quarto de apoio, um canto da sala ou um próprio escritório para trabalhar é a decisão que vai guiar os próximos passos para montar o espaço da forma que seja mais confortável, viável e funcional.

Para isso, pense em alguns pontos fundamentais para acertar na escolha. A privacidade e o conforto são essenciais para que qualquer colaborador possa trabalhar de forma correta e sem estresse.

Busque a privacidade

Para fazer essa escolha, no entanto, leve em consideração a sua privacidade. Isso é fundamental no processo. Imagine que um cliente poderá te ligar, que precisará apresentar dados e números durante uma série de reuniões, ou que você precise de concentração e silêncio para criar alguma coisa.

Dessa forma, alguns ambientes da casa se tornam menos aconselháveis para se tornarem seu escritório, mesmo que o imóvel seja pequeno e não haja tantas opções disponíveis.

Considerando a situação acima descrita, se a sala da sua casa for seu local de trabalho, alguns ruídos podem acontecer durante o dia.

Já um quarto de apoio, é um local que permite um isolamento maior do resto da casa e com isso uma maior concentração durante a jornada de trabalho. Assim como um escritório que

já exista no apartamento. Nesses casos, as adaptações são menores, mas ainda necessárias para otimizar o espaço e funcionalidade.

Conte com uma boa iluminação

Tão importante quanto a privacidade é a iluminação do ambiente, isso porque um ambiente assim contribui para um bom rendimento e evita que você se desgaste física e mentalmente durante o horário de trabalho.

Com isso, opte por locais que recebam a luz natural, seja pela manhã ou pela tarde. Além disso, invista em luzes de LED, elas costumam ser mais indicadas para ambientes de trabalho, aquecem menos e são mais econômicas do que as demais.

Além disso, este tipo de cuidado é benéfico para a saúde, uma vez que uma iluminação precária faz com que a pessoa force mais a vista, isso pode causar sérios problemas nos olhos, enxaquecas e dores de cabeça constantes.

Tenha os móveis corretos

Parte da mudança do ambiente em sua casa passa pela troca de móveis que sejam mais adequados para aquilo que você deseja. Um exemplo disso é a cadeira que será usada. Compre uma que seja confortável, que não seja provisória e dura, afinal, você passará horas e mais horas do seu dia sentado nela e assim como a iluminação ruim pode prejudicar a saúde, uma cadeira inadequada também pode causar dores e gerar desgastes evitáveis.

Baseado no tamanho do espaço disponível para o seu trabalho, veja se há necessidade de trocar a mesa para uma com tamanho maior ou menor, mais alta ou mais baixa e que comporte todos os seus utensílios de trabalho (computador, caderno, canetas, calendário, etc).

Imóveis em Higienópolis

Uma grande vantagem de morar em apartamentos no bairro de Higienópolis, em São Paulo, é que muitos deles são imóveis amplos, que dão mais liberdade no momento de adaptar algum cômodo e transformá-lo em um ambiente profissional.

As unidades construídas nas décadas de 40, 50 e 60 preservam as características da época de terem metragem grande, serem espaços, com janelas e vitrôs largos, que garantem uma ótima iluminação.

Essa particularidade em relação ao tamanho dos apartamentos e das coberturas dos imóveis do bairro, permite ainda que o local escolhido para ser o escritório fique descompatibilizado do restante da casa, afinal, é importante para a mente e para o corpo que se compreenda que há um espaço para o trabalho e outro para o descanso.

Aproveite e conheça os demais imóveis comercializados pela Imobiliária Mello Imóveis

Gostou do artigo?


Podem ser do seu interesse