Colégio Sion e a tradição em Higienópolis
A instituição centenária é uma das pioneiras em grandes construções no bairro
Você já leu aqui no blog da Mello Imóveis que o bairro de Higienópolis é um dos mais tradicionais da cidade de São Paulo. No início do século XX, a região era tomada de grandes fazendas produtoras de café, que foram perdendo espaço com a urbanização dos municípios.
Bem antes do processo de verticalização da capital e o surgimento dos prédios em Higienópolis, o bairro já destoava dos demais quando foi construído o Colégio Nossa Senhora de Sion, no ano de 1901.
Sua arquitetura sempre chamou a atenção e até hoje revela-se uma das belezas escondidas em meio aos grandes edifícios. No texto de hoje vamos te contar um pouco mais sobre essa instituição de ensino e, claro, sobre sua arquitetura. Acompanhe!
A congregação
Antes de contarmos mais sobre o prédio e sua arquitetura, vamos conhecer mais sobre a história dessa congregação.
Criada na França pelos irmãos e padres Teodoro e Afonso Ratisbonne, em 1843, a Congregação das Religiosas de Nossa Senhora de Sion surgiu depois de uma aparição da Virgem Maria para Afonso.
Ao longo dos anos, a instituição ganhou prestígio pela qualidade de ensino na formação educacional de garotas. Isso fez com que o governo brasileiro trouxesse para o cá o sistema aplicado nos colégios da Europa. Após tentativas frustradas de estabelecer a escola em outras cidades, o Colégio Nossa Senhora de Sion, enfim, chega a São Paulo, sediado no bairro de Higienópolis.
Durante muitos anos era admitida apenas a matrícula de meninas e só depois dos anos 60 que a presença de meninos foi liberada, tornando-se mista.
A arquitetura
Construído em 1901, o prédio onde está até hoje o Colégio Sion foi projetado por um dos grandes engenheiros e arquitetos que o Brasil já teve, Francisco de Paula Ramos de Azevedo.
Com um pé direito com mais de 5 metros, o colégio possui um estilo eclético. Sua fachada tem formas arredondadas e grandes vitrais, já o hall de entrada mostra a imponência com uma escadaria grande e corrimão trabalhado em madeira e ferro.
As paredes externas são com tijolos à vista, em algumas partes vazadas com vãos e pilastras. Vale destacar que, apesar da aparência antiga, o colégio foi revitalizado para se adequar às exigências de acessibilidade, como rampas e piso tátil.
Além do espaço que funciona como escola, o terreno tem também uma capela belíssima que atrai muitos fiéis que moram no bairro de Higienópolis.
Em 1986 toda a construção do Colégio Sion foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, por considerar a importância histórica do local para a cidade de São Paulo.
Ramos de Azevedo
Como citamos anteriormente, o Colégio Sion foi projetado por Ramos de Azevedo, um importante engenheiro e arquiteto nascido em São Paulo, no ano de 1851.
Sua influência no cenário arquitetônico no Brasil é grande e possui obras em diversos lugares do país, na sua grande maioria no seu estado de nascimento. Formado engenheiro-arquiteto na Bélgica, Azevedo foi aconselhado por um professor a focar sua atuação na arquitetura.
Dito e feito! De volta ao Brasil, ele logo abriu seu escritório em Campinas, onde projetou a Casa de Saúde de Campinas e a Catedral Municipal. Já em São Paulo, Ramos de Azevedo assinou obras gigantescas como o Teatro Municipal de São Paulo, o Palácio das Indústrias, o Palácio da Justiça de São Paulo, o Palácio dos Correios e o Mercado Municipal de São Paulo.
Todas as suas obras são caracterizadas pela mistura de estilos que vão do art nouveau ao modernismo, passando pela art déco e tantas outras influências.
Impacto histórico
O prédio onde está localizado o Colégio Sion possui um impacto histórico não apenas para o bairro, mas também para a cidade de São Paulo, para a educação do país e para o processo de desenvolvimento intelectual da sociedade.
Além disso, para quem vive em Higienópolis, o colégio é ainda mais especial, já que é uma obra lindíssima, que movimenta o bairro e se torna um ponto de encontro entre as diversas gerações que ali estudaram com aqueles que frequentam hoje em dia.
O bairro de Higienópolis
Um dos bairros mais charmosos de São Paulo só poderia ser a casa de uma construção como o Colégio Sion, mas engana-se quem pensa que não há outros atrativos!
Higienópolis é uma localidade perfeita para quem deseja morar perto de lojas, shoppings, supermercados, escolas, universidades e praças públicas bem preservadas. Além disso, está em uma posição estratégica para acessar as grandes avenidas, marginais e rodovias da região.
Mello Imóveis
Quer viver em Higienópolis? Então conte com a Mello Imóveis para encontrar o local ideal para você e sua família viverem! Nossos colaboradores são altamente treinados para trabalhar com descrição e de forma ágil.