Publicado em

Casas no estilo modernista, por que são tão procuradas?

Alguns bairros de São Paulo possuem diversos exemplares deste estilo.

O movimento modernista na arquitetura de São Paulo começou a dar as caras em meados da década de 50, com alguns profissionais que, em sua maioria, voltavam da Europa conhecendo as técnicas que aprendiam nas grandes universidades que estudavam.

Com o teor de novidade e beleza inconfundível, o modernismo passou a se espalhar pela capital paulista e até hoje casas e prédios são procurados por pessoas interessadas em adquirir uma propriedade que remeta a essa época da construção civil.

No artigo a seguir vamos tratar dessa razão pela qual há tanta busca por elas, bem como algumas características destes imóveis e dos grandes arquitetos responsáveis pelos projetos.

Características do movimento modernista

Até a Revolução Industrial, ocorrida entre os anos de 1740 e 1840, as construções tinham como característica principal os detalhes e ornamentos. Após essa transformação que o mundo passou, deu início ao período modernista.

Muitos arquitetos se renderam ao novo estilo depois de conhecer de perto as maiores influências no assunto, como a Escola Bauhaus, na Alemanha. Eles importaram particularidades, como a valorização das formas geométricas, a simplicidade das fachadas, a funcionalidade dos cômodos, o aproveitamento de espaços livres para criar áreas de apoio e de lazer e o apreço por locais iluminados.

Características do movimento modernista
Características do movimento modernista

Tradição e atualidade

Devido ao que citamos no tópico anterior em relação às características de um imóvel projetado no estilo modernista, as unidades que foram construídas naquela época são bastante procuradas por compradores.

As casas e apartamentos reúnem a tradição e particularidades bastante diferentes daquelas que encontramos no mercado em relação às construções mais recentes, onde os espaços são reduzidos, principalmente.

É importante destacar também, que apesar de serem imóveis antigos, há uma tendência de modernização para adequação aos novos protocolos de segurança e para garantir mais conforto aos moradores, num processo conhecido por Retrofit.

Nesta reforma de atualização, geralmente, são trocados o sistema elétrico, para permitir, por exemplo, a instalação de ar condicionado e refrigeração, há também a troca de janelas antigas por opções mais novas e resistentes e a renovação da aparelhagem hidráulica.

Por que morar em uma unidade modernista?

Se você tem dúvidas sobre escolher ou não um imóvel com as particularidades já citadas anteriormente, considere que a sofisticação será um padrão no seu cotidiano, afinal, muitas unidades foram projetadas por grandes nomes da arquitetura brasileira e mundial.

Além disso, os espaços internos devem ser levados em consideração, ainda mais para aquelas famílias que possuem criança pequena e necessitam de locais para que eles possam brincar e guardar seus brinquedos de maneira organizada.

Por que morar em uma unidade modernista
Por que morar em uma unidade modernista

A amplitude dos cômodos contribui ainda para a versatilidade dos ambientes, uma vez que é possível trocar a disposição dos móveis, bem como a decoração, criando a impressão de renovação constante.

Grandes nomes da arquitetura modernista

Pelas ruas dos bairros de São Paulo estão obras de gênios da arquitetura modernista no Brasil, que projetaram empreendimentos residenciais e comerciais, muitos conservados e utilizados até hoje.

Entre diversos nomes que estão na história, destacamos alguns deles, como: Gregori Warchavchik, um dos pioneiros na técnica no Brasil e especialista em grandes casarões; Vilanova Artigas, que projetou o Edifício Louveira, em Higienópolis e teve grande influência no desenvolvimento da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP; Burle Marx, paisagista que ajudou a projetar e decorar o Edifício Prudência, também em Higienópolis; Rino Levi, arquiteto titular que projetou o Edifício Prudência, bem como o Hospital do Câncer e o Hospital Israelita Albert Einsteins.

Onde procurar seu imóvel?

A cidade de São Paulo é gigante e o que não falta são locais para procurar imóveis para se viver, porém, se você está procurando uma casa ou apartamento com características modernistas, saiba que alguns bairros são mais indicados para encontrar com mais facilidade o local ideal para se morar.

Algumas dessas localidades são Higienópolis, Pacaembu e Perdizes. Os dois primeiros são bairros mais antigos, que fazem parte da história de formação da cidade, por isso, há terrenos maiores e eram os locais preferidos pelos arquitetos que projetaram grandes obras.

Já Perdizes, é considerado um bairro mais moderno, embora também preserve seu passado de grandes construções. Seu cotidiano é uma mistura equilibrada entre a vida agitada de restaurantes, bares e grandes centros comerciais, com a tranquilidade dos parques, praças e belas residências.

Especialidade e confiança

Para encontrar o imóvel que reúne os aspectos modernistas que sua família tanto deseja, nada melhor do que contar com a ajuda de especialistas no mercado imobiliário de São Paulo. A Mello Imóveis atua há mais de 50 anos negociando casas e apartamentos nas regiões de Higienópolis, Pacaembu e Perdizes.

Estamos esperando o seu contato com nosso time de colaboradores altamente treinados e capacitados, que atuam com discrição e agilidade. Conte conosco e viva em um bairro seguro e charmoso.

Gostou do artigo?


Podem ser do seu interesse