Publicado em

Arquiteto Kumpera

Arquiteto: Alfred Duntuch

Construtor: Luz-Ar

Ano da Construção: 1957

Endereço: Rua Conselheiro Brotero 1353

Os irmãos, Victor e Antonin Kumpera, nascidos em praga chegaram ao Brasil em meio à guerra apostaram no mercado imobiliário, contratando um arquiteto e construtor de talento: Alfredo Duntuch, um polonês da Cracovia que veio para o país com sonhos e projetos.

arquiteto-kumpera-imagem-01-Mello-Imóveis

Alfredo Duntuch começou sua carreira no escritório Severo-Villares, mas logo abriu sua própria empresa, a Luz-Ar. Com ela, construiu charmosas vilas em Perdizes e Higienópolis, além de ser o responsável pelos projetos do Edifício Paquita, Jandira e Piauí, todos em Higienópolis.

Uma das suas obra-prima foi o Edifício Kumpera, erguido no final dos anos 50, com um estilo elegante e moderno. O edifício se destaca pela sua fachada levemente curvada, que acompanha os terraços das unidades, e pelos seus apartamentos amplos e confortáveis, com plantas de 197 e 335 m2 de área útil. Os halls de distribuição, o conjunto de salas e as  As portas de madeira e vidro, que separam as salas dos halls, conferem uma sensação de transparência e continuidade espacial. Os apartamentos possuem ainda uma boa iluminação e ventilação natural, graças às amplas conferem ao edifício uma atmosfera de transparência e sofisticação.

arquiteto-kumpera-imagem-02-Mello-Imóveis

O piso térreo do edifício a fachada é revestida por canjiquinha o prédio e dividido em dois blocos: Antônio e Victor, uma homenagem aos irmãos e investidores Kumpera. Cada bloco tem seu próprio hall de entrada, imponente e decorado com lustre de cristal, tapeçaria e pilares de mármore. Grandes painéis de vidro permitem a entrada de luz natural e a visão do jardim. O edifício está em impecável estado de conservação, com sua infraestrutura renovada e atualizada.

arquiteto-kumpera-imagem-03-Mello-Imóveis

O Edifício Kumpera é um exemplo de arquitetura e história, um marco na paisagem urbana de São Paulo e um símbolo do legado dos irmãos Kumpera e de Alfredo Duntuch com impecável estado de conservação das suas características originais nas partes comuns preservadas e a sua a infra estrutura, hidráulica e elétrica e elevadores renovados.

Gostou do artigo?


Podem ser do seu interesse